Criando relatórios com Crystal Reports e ASP.NET – Parte 3


Esta é a continuação da série sobre relatórios com Crystal Reports e ASP.NET,nasParte 1 e Parte 2 criamos o cabeçalho do relatório.Nesse post agora estaremos exibindo os dados principais.

Quando o relatório for mostrado,todos os registros de SalesOrderDetail (Detalhes do pedido),devem ser mostrados para o SalesOrderNumber (Numero da fatura) atual.Para isso você pode criar um grupo baseado no campo SalesOrderNumber,e depois adicionar uma quebra de página  depois da seção “Group Footer”.Quando você adiciona um grupo no Crystal Reports,você automaticamente tem uma seção “Group Header” e “Group Footer Section”.Você pode formatar essas seções dinamicamente pra quebra de página,resetar o número da página,e muitas outras coisas.Para o nosso relatório nós queremos quebrar a página,depois da sessão “Group Footer”,então a próxima fatura começa na próxima página e nós queremos resetar o número da página,então você pode imprimir as  faturas em grande quantidades  mas  envia-las individualmente:

  1. Clique com o direito em qualquer espaço em branco do relatório e selecione “Insert Group…”
  2. Selecione o campo SalesOrderHeader.SalesOrderNumber no DropDownList e clique em OK.

  1. Você vai notar que duas novas seções foram adicionadas ao relatório:”Group Header#1″ e “Group Footer #1”.Por padrão,o Crystal adiciona o  “Special Field” chamado “Group #1”.Esse irá mostrar o valor pra qualquer campo que você estaja agrupando.Para este relatório você não vai precisar do nome do grupo,porque este é o campo SalesOrderNumber e é imprimido no cabeçalho do relatório.Você pode remover este campo clicando nele e pressionando delete.
  2. Nós não precisamos da seção “Group Header #1”,então você pode esconde-la,clicando com o botão direito no seu titulo e selecionando “Suppress(No-Drill-Down)” no pop-up.
  3. O próximo passo é dizer ao Crystal para quebrar a página depois da seção “Group Footer” e resetar o número da página.Clique com o direito no titulo “Group Footer #1” e selecione “Section Expert” no menu popUp.
  4. Marque as checkboxs “NewPageAfter”,”Reset Page Number After” e clique em OK.
  5. O próximo passo é adicionar os itens para a fatura.A seção “Details” irá se repetir,para cada registro na tabela SalesOrderDetail.Expanda  a tabela Products no FieldExplorer.Arraste o campo ProductNumber para a seção “Details”.Note que quando fizer isso,o Crystal automaticamente adiciona um campo “Column Header” na seção “Page Header”.O “Column Header” é simplesmente  um “Text Object”,que você pode editar para um nome mais amigavel.Mude o nome para “Número do produto”.
  6. Arraste o campo Product.Name para a seção “Details”.Ajuste sua largura.
  7. Arraste o campo SalesOrderDetail.OrderQty para a seção “Details”.Mude a column header para “Qtd”.
  8. Arraste o campo SalesOrderDetail.UnitPrice para a seção “Details”.Mude a column header para “Preço”.
  9. Arraste o campo SalesOrderDetail.UnitPriceDiscount para a seção “Details”.Ajuste sua largura.Mude a column header para “Desc”.
  10. Arraste o campo SalesOrderDetail.LineTotal para a seção “Details”.Mude a column header para “Total Itens”.
  11. O próximo passo é adicionar um “Box”,assim os Columns Header e os detalhes,ficam contornados e destacados no relatório.Clique com o direito em um espaço em branco no relatório e selecione “Insert Box”.Arraste a caixa em volta dos Column Headers e abaixo da seção “Group Footer”

  1. De um preview no relatório.

O último passo é criar os totais na seçãoo “Group Footer”.A soma dos campos “LineTotal”  (Total de cada item) corresponde ao subTotal da fatura.Tem um campo na tabela SalesOrderHeader chamado “Subtotal”,mas por algum motivo ele não corresponde a soma dos detalhes.Para contornar isso nós iremos criar nosso próprio Subtotal no relatório.Nós iremos depois adicionar o Freight(Frete) e Tax(taxa) para calcular a fatura total.

  1. Clique com o direiro no campo Line Total na seção “Details”.Selecione “Insert Summary”.
  2. O dropdown “Field to Summarize” deve estar por padrão setado para SalesOrderDetail.LineTotal e o “Calculate this summary” deve estar em Sum.Mude o dropdown  “Summary Location” para “Group #1:SalesOrderHeader.SalesOrderNumber – A.Clique em OK.

  1. Isso irá automaticamente criar o “Summary field” na seção “Group Footer” abaixo do campo  “LineTotal”.Você pode precisar aumentar a altura da seção “Group Footer” pra que os dados apareçam corretamente.
  2. Clique com o direito no campo e selecione “Formar Object”.Clique na aba “Font” e mude o “Style” para regular.Clique na aba “Number” e marque o checkbox “Display Currency Symbol”.Clique em Ok.’
  3. Clique nos campos  “Summary Field”  e “Line Total” enquanto pressiona a tecla CTRL.Deixe-os do mesmo tamanho e os alinhe a direita.
  4. Clique em um espaço em branco no “Summary Field” e selecione “Insert Text Object”.Mude o texto para “SubTotal:”.Essa é a label para o “SummaryField”.
  5. Agora adicione o campo “Tax”.Expanda o “DataBase Fields” no Field Explorer.Expanda a tabela SalesOrderHeader.Arraste o campo Tax para a seção “Group Footer” logo abaixo do Summary Field “Line Total”.
  6. Clique em um espaço e em branco e selecione “Insert Text object”.Mude o texto para “Taxa:”.E coloque como label do campo “Tax”.
  1. Agora arraste o campo “Freight” abaixo do campo “Tax”.
  2. Clique em um espaço e em branco e selecione “Insert Text object”.Mude o texto para “Frete:”.E coloque como label do campo “Freight”.
  3. Clique nos campos  “Tax”  e “Freight” enquanto pressiona a tecla CTRL.Deixe-os do mesmo tamanho e os alinhe a direita.
  4. Agora você tem que criar uma formula para o total da fatura.Clique no Formula Fields no Field Explorer e selecione “New…”.De o nome de “InvoiceTotal” e clique em Use Editor.
  5. Entre com o seguinte código.
Sum ({SalesOrderDetail.LineTotal}, {SalesOrderHeader.SalesOrderNumber}) +
{SalesOrderHeader.TaxAmt} + {SalesOrderHeader.Freight}
  1. Clique no botão Save and Close.
  2. Arraste o Formula Field “InvoiceTotal” para a seção “Group Footer” logo abaixo do campo freight.Deixe esses campos do mesmo tamanho e alinhe-os a direita.
  3. Como esse é um campo de Total nós iremos adicionar uma linha acima do campo e duas abaixo.Pra fazer isso clique com o direito no campo “InvoiceTotal” e selecione “Formar Object”.
  4. Clique na aba “Border”,e selecione a linha superior (top) como Single,e a inferior (Bottom) como double.
  5. Agora insira um label a esquerda do campo “InvoiceTotal”.Clique com o direito em um espaço em branco campo e selecione “Insert text object”.Mude o texto para “Fatura Total:”.

O relatório deve estar parecido com a figura abaixo:

As Seções “Report Header” e Report Footer” não são usadas nesse relatório e podem ser escondidas.Clique no titulo delas e selecione “Supress(No-Drill-Down)”.

Nosso relatório está praticamente pronto,agora precisamos criar o rodapé,e depois mostra-lo na página ASP.NET,coisas que estarei mostrando nos próximos posts desta série.

Até lá!

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